Canárias, arquipélago do oceano Atlántico, no norte da África, perto das costas de Marrocos e do Saara Ocidental, é uma comunidade autônoma espanhola, com status de nacionalidade histórica, o que quer dizer que possui uma identidade coletiva, cultural e, em alguns casos, linguística, diferenciada do resto da Espanha.
Suas principais ilhas são La Palma, El Hierro, La Gomera, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote, apresentadas (1 foto de cada) na sequência do texto.
A origem vulcânica dessas ilhas determina sua geologia, e sua vegetação se caracteriza pela existência de uma flora antiga.
Sempre que um arquipélago ou uma ilha, que está localizada fora do continente europeu, é estudada, logo vem o comentário, muitas vezes procedente, da imposição cultural europeia naquela região. Mas, em relação à esse arquipélago, creio ser esta análise sem qualquer procedência, no ano de 2017. Canárias, possível localização dos mitológicos Campos Elísios ou até Atlântida, inicialmente habitada pelos guanches, foi conquistada para a Coroa de Castilha, de forma definitiva, em 1496, por Juan de Béthencourt e, desde sua incorporação, já gozava de isenções fiscais. E ficou realmente muito ligada com a España continental, bem diferente de locais como, por exemplo, Hong Kong, que já fez parte do Reino Unido, somente ocupada no Século XIX, e onde pouquíssimas pessoas falavam a língua inglesa.
Em março de 1978, as Ilhas Canárias obtiveram seu estatuto de pré autonomia, que integrou todo o arquipélago canário. Depois da publicação deste, no Boletim Oficial do Estado, em 1982, Canárias obteve plena autonomia. A sede do presidente do Governo autonômico alterna entre Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife, por períodos legislativos, sendo a sede do vice presidente distinta da do presidente. O Parlamento está em Santa Cruz de Tenerife, enquanto que a sede da Delegação do Governo se encontra em Las Palmas de Gran Canaria.
Em 1971 se iniciou um programa de música típica das Ilhas Canárias, que é até hoje transmitido, inclusive para o Brasil (ver site da RTVE espanhola e TV à cabo), chamado Tenderete. Acompanho as transmissões do programa (já até enviaram cumprimentos à minha mãe, fã deste), que apresenta também muito da música hispano-americana. Essas culturas têm muitos traços em comum, pelo fato de, historicamente, Canárias estar 'no meio do caminho' entre Europa e América. Chama muito minha atenção, e com muita satisfação, o grande número de instrumentistas mulheres, o que não é comum na música popular brasileira.
Já falei em Atlântida acima. Bem, o grupo que compartilho, no vídeo a seguir, se chama exatamente Atlántida, apresentando um belo instrumental chamado 'Camino Hacia El Sol', Caminho em Direção ao Sol, em programa transmitido em 4 de dezembro de 2016.
Espero que goste!
Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol e francês e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para viagens e/ou relações internacionais?
Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Relações Internacionais.
Inglês - Espanhol – Francês
Durante este período, através de canais digitais.
Contatos:
ernestoavalle@gmail.com
(31) 98411-9611 (tb. WhatsApp) / (31) 3484-1270










Olá Ernestinho, obrigada mais uma vez, por compartilhar essa excelente informação sobre as Ilhas Canárias. Muito lindas, deu até vontade de conhecer. Um grande abraço.
ResponderExcluirComo sempre, seus textos são recheados de detalhes interessantes.
ResponderExcluirA música é liiiinda!
Bj