sábado, 10 de dezembro de 2016

A Torre Eiffel - Paris

Essa senhora de 127 anos, a famosíssima Torre Eiffel (Tour Eiffel, em francês), foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel e sua equipe, especialmente para ser o arco da Exposição Universal de 1889, da qual o Império do Brasil participou com um elogiado pavilhão, a final de contas D. Pedro II sabia das coisas e gostava de novidades.
A Exposição foi realizada em comemoração ao centenário da Revolução Francesa.
Na época, a torre era a estrutura metálica mais alta do mundo e deveria ser desmontada logo após o término da exposição. Opositores ao projeto não faltaram. Eiffel se esforçou muito para levantar e manter a Torre de pé. Muitos a achavam feia e deselegante para a cidade. Mal sabiam eles que hoje em dia, e já há algumas décadas, imediatamente lembramos da torre quando falamos da França. Felizmente seu construtor conseguiu uma autorização para que ela permanecesse no Champs de Mars.
Eu tenho uma história pessoal e especial para contar. Mas tenho que conseguir uma imagem de um slide para ilustrá-la e fica para outro post.
Mas vou contar aqui uma curiosidade que foge do convencional. Vem do livro 'Guia dos Monumentos Misteriosos de Paris, de Jean-François Blondel. E aqui reproduzo trechos:
"Para o levantamento da torre, Gustave Eiffel fez apelo a muitos companheiros carpinteiros. Várias razões explicam sua escolha. A primeira era a importância que a carpintaria adquiriu na realização de escoramentos e andaimes muito numerosos e complexos. (...) Mas esses carpinteiros também tinham outras qualidades indispensáveis para esse tipo de projeto: eles conheciam o trabalho em altura e deveriam, portanto, não ter vertigem, sabiam levantar cargas com a ajuda de meios simples e confiáveis, os mastros e as gruas, e, enfim, esses homens ligados pelo rito se uniam na dificuldade".
Bem, houve sim uma dificuldade, a princípio, para unir as duas formações rivais (uma de cada lado do rio Sena) dos companheiros carpinteiros. Mas Eiffel também venceu essa barreira e, no final, conseguiu construir a torre em tempo recorde, por conta da tal rivalidade, que gerara uma 'batalha' pela melhor eficiência.
Todas as pessoas que visitam Paris querem tirar uma foto com a torre. Incluo aqui algumas fotos diferentes, para fugir do óbvio. Com a devida autorização, lá estava, em dezembro de 2015, durante o tempo em que morou no Reino Unido, meu caríssimo amigo e ex-aluno Marcus (excelente aluno, por sinal, que estudou comigo junto com o também caríssimo amigo Paulo, seu irmão), em uma foto super criativa! Também estão fotos minhas e do meu irmão Alexandre (principalmente deste), tiradas de baixo e de cima da Torre e de sua estrutura interna. Como se tornará um hábito em minhas postagens, incluo fotos da miniatura que lá comprei, que fica em um dos ambientes onde leciono. Em anexo também o cartaz da exposição de 1889, bem como um desenho que inclui o pavilhão do Brasil e uma foto do engenheiro Gustave Eiffel.

Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol e francês e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para
viagens e/ou comércio exterior?

Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Comércio Exterior.
Inglês - Espanhol - Francês
Cidade Nova - Cruzeiro-Anchieta, ou via Skype
Nos escritórios das empresas, em caso de consultorias.
A seguir, cartão pessoal para contatos.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário