terça-feira, 28 de março de 2017

As Ilhas Canárias, Espanha

 

Canárias, arquipélago do oceano Atlántico, no norte da África, perto das costas de Marrocos e do Saara Ocidental, é uma comunidade autônoma espanhola, com status de nacionalidade histórica, o que quer dizer que possui uma identidade coletiva, cultural e, em alguns casos, linguística, diferenciada do resto da Espanha.

Suas principais ilhas são La Palma, El Hierro, La Gomera, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote, apresentadas (1 foto de cada) na sequência do texto.

A origem vulcânica dessas ilhas determina sua geologia, e sua vegetação se caracteriza pela existência de uma flora antiga.

Sempre que um arquipélago ou uma ilha, que está localizada fora do continente europeu, é estudada, logo vem o comentário, muitas vezes procedente, da imposição cultural europeia naquela região. Mas, em relação à esse arquipélago, creio ser esta análise sem qualquer procedência, no ano de 2017. Canárias, possível localização dos mitológicos Campos Elísios ou até Atlântida, inicialmente habitada pelos guanches, foi conquistada para a Coroa de Castilha, de forma definitiva, em 1496, por Juan de Béthencourt e, desde sua incorporação, já gozava de isenções fiscais. E ficou realmente muito ligada com a España continental, bem diferente de locais como, por exemplo, Hong Kong, que já fez parte do Reino Unido, somente ocupada no Século XIX, e onde pouquíssimas pessoas falavam a língua inglesa.

 

Em março de 1978, as Ilhas Canárias obtiveram seu estatuto de pré autonomia, que integrou todo o arquipélago canário. Depois da publicação deste, no Boletim Oficial do Estado, em 1982, Canárias obteve plena autonomia. A sede do presidente do Governo autonômico alterna entre Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife, por períodos legislativos, sendo a sede do vice presidente distinta da do presidente. O Parlamento está em Santa Cruz de Tenerife, enquanto que a sede da Delegação do Governo se encontra em Las Palmas de Gran Canaria.

 

Em 1971 se iniciou um programa de música típica das Ilhas Canárias, que é até hoje transmitido, inclusive para o Brasil (ver site da RTVE espanhola e TV à cabo), chamado Tenderete. Acompanho as transmissões do programa (já até enviaram cumprimentos à minha mãe, fã deste), que apresenta também muito da música hispano-americana. Essas culturas têm muitos traços em comum, pelo fato de, historicamente, Canárias estar 'no meio do caminho' entre Europa e América. Chama muito minha atenção, e com muita satisfação, o grande número de instrumentistas mulheres, o que não é comum na música popular brasileira. 

Já falei em Atlântida acima. Bem, o grupo que compartilho, no vídeo a seguir, se chama exatamente Atlántida, apresentando um belo instrumental chamado 'Camino Hacia El Sol', Caminho em Direção ao Sol, em programa transmitido em 4 de dezembro de 2016.

Espero que goste!


Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol e francês e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para viagens e/ou relações internacionais?

Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Relações Internacionais.
Inglês - Espanhol – Francês
Durante este período, através de canais digitais.
Contatos:
ernestoavalle@gmail.com
(31) 98411-9611 (tb. WhatsApp) / (31) 3484-1270



quinta-feira, 9 de março de 2017

Roger Hodgson (Supertramp) - The Logical Song


Roger Hodgson, que já se apresentou  várias vezes no Brasil, foi um dos principais músicos e compositores da banda inglesa Supertramp e está em carreira solo desde 1983.

A Supertramp, apesar de estar ainda oficialmente em atividade, perdeu muito de sua identidade após a saída de Roger, pois este compunha e cantava muitos dos sucessos da banda, incluindo 'Dreamer', 'Give a Little Bit', 'Breakfast in America', 'Take the Long Way Home', 'It's Raining Again' e 'The Logical Song', enviado no link em anexo.

Além de ser uma letra profunda, a curiosidade está nas muitas palavras terminadas em 'al', como 'magical', 'practical' e 'clinical', por exemplo, que rimam muito bem com outras terminadas em 'ible', 'able' e 'ful', como 'sensible', 'dependable' e 'wonderful'. Excelente música para praticar a pronúncia.
 A letra da música está logo após o vídeo.

Espero que goste!

 
Roger Hodgson (Supertramp) - The Logical Song

When I was young
It seemed that life was so wonderful
A miracle
Oh, it was beautiful, magical

And all the birds in the trees
Well they'd be singing so happily
Oh, joyfully
Oh, playfully, watching me

But then they sent me away
To teach me how to be sensible
Logical
Oh responsible, practical

And they showed me a world
Where I could be so dependable
Oh, clinical
Oh, intellectual, cynical

There are times when all the world's asleep
The questions run too deep
For such a simple man
Won't you, please, please, tell me what we've learned?
I know it sounds absurd
But, please, tell me who I am

Now watch what you say
Or they'll be calling you a radical
A liberal
Oh fanatical, criminal

Oh, won't you sign up your name?
We'd like to feel you're acceptable
Respectable
Oh presentable, a vegetable

At night when all the world's asleep
The questions run so deep
For such a simple man
Won't you please (won't you tell me?)
Please tell me what we've learned? (can you hear me?)
I know it sounds absurd
But please tell me who I am

Who I am
Who I am
Who I am

('Cause I'm feeling so illogical
D-d-digital
One, two, three, four, five
Oh oh oh oh
Unbelievable
B-b-bloody marvelous)

Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol, francês e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para viagens e/ou relações internacionais?

Ernesto Abreu Valle

Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Relações Internacionais.

Inglês – Espanhol – Francês - Português (para Estrangeiros)

Contatos:

ernestoavalle@gmail.com
(31) 98411-9611 (tb. WhatsApp) / (31) 3484-1270


quarta-feira, 1 de março de 2017

Castelo de Chambord - Vale do Loire


O Vale do Loire é uma região famosa por seu patrimônio arquitetônico, com destaque para seus castelos.

Chambord é um dos mais belos e o maior dentre todos seus palácios. Em estilo Renascentista francês, combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas.

Foi construído apenas para servir de pavilhão de caça para Francisco I da França. E, de fato, o rei passou lá apenas 7 semanas no total, em curtas visitas de caça. 

Apesar do projeto original ser atribuído a Domenico da Cortona, alguns especialistas afirmam que o arquiteto renascentista francês Philibert Delorme teve um papel considerável no desenho do palácio. Chambord foi muito alterado ao longo dos anos que durou a sua construção (1519 ‑ 1547), período durante o qual foi supervisionado in loco por Pierre Neveu.

Em 1913, Marcel Reymond fez a primeira sugestão de que Leonardo da Vinci, um convidado do rei Francisco I em Clos Lucé, próximo de Amboise, foi responsável pelo desenho original. Pelo menos a escadaria em dupla hélice (ver fotos) é bem característica das ideias de da Vinci.

Como última curiosidade, vale destacar que, próximo do final da obra, o Rei Francisco I exibiu o seu enorme símbolo de poder e riqueza ao convidar o seu velho inimigo, o imperador Carlos V, para Chambord.

Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol, francês, italiano e/ou português e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para viagens e/ou relações internacionais?
Ernesto Abreu Valle
Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Relações Internacionais.
Inglês – Espanhol – Francês – Italiano – Português (para Estrangeiros)
Contatos:
ernestoavalle@gmail.com
(31) 98411-9611 (Somente por WhatsApp)
Favor se identificar ao enviar mensagem. Se for o caso, mencionar quem deu a indicação.