segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Há Um Mundo Mais Além - Um Pouco da História do Escudo Espanhol

Muitas pessoas me perguntam sobre o Escudo da España, visto na bandeira espanhola e na camisa da seleção do país.

Para compreender sua formação, é necessária uma explicação um pouco mais longa, pois há que estudar a história da lenta 'Reconquista Española', iniciada na incrível resistência medieval do Reino Cristão Visigodo de Astúrias, o único não dominado pela invasão islâmica que se iniciou em 711 e rapidamente tomou conta da península ibérica.

Há 429 anos, os Reis Católicos, Fernando e Isabel, que haviam unido por seu matrimônio os reinos de Aragón e Castilla-León, conquistaram Granada (que significa Romã, em português), último reduto do islã no território hoje chamado de Espanha. Pouco depois, o Reino de Navarra foi anexado a esse conjunto de reinos.

A história espanhola, principalmente nos mais de 700 anos nos quais cristãos, muçulmanos e judeus conviveram de forma às vezes amistosa e às vezes belicosa, é riquíssima e deve ser estudada e admirada. Mas hoje gostaria de explicar o Escudo da España que, em sua forma moderna, foi estabelecido oficialmente por dois decretos datados de 1981 e 1982, e  apresenta os brasões dos reinos unidos para a reconquista, mais o símbolo de granada e outros detalhes.

O Escudo da Espanha inclui:
- O Castelo de Castilla;
- O Leão de León;
- As Barras de Aragón;
- As Cadeias de Navarra;
- A Flor-de-lis, símbolo da Casa de Bourbon (centro)
- A Granada de Granada.
Nos dois lados, há duas colunas com uma inscrição latina: Plus Ultra. Segundo a lenda, Hércules separou a África da Europa e colocou no Estreito de Gibraltar as colunas que sinalizavam o fim do mundo conhecido. Non Plus Ultra, é dizer, não há nada mais além.
Ao descobrir a América, se retirou o Non da frase e Plus Ultra, no sentido de que há um novo mundo mais além, se converteu no lema do escudo da España.

Créditos da explicação do escudo: Livro 'En España', dos autores Francisco J. Uriz e Birgit Harling, da Editora Chancerel, 1993.


Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol e francês e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para viagens e/ou comércio exterior?

Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Relações Internacionais.
Inglês - Espanhol - Francês
Cidade Nova - Cruzeiro-Anchieta, ou via Skype
Nos escritórios das empresas, em caso de consultorias.
Cartão em anexo.


6 comentários: