quinta-feira, 15 de março de 2018

St. Patrick’s (Dia de São Patrício)



St. Patrick’s Day é uma celebração cultural de origem religiosa que ocorre todo 17 de março, dia que a tradição considera o do falecimento do santo padroeiro da Irlanda.


 A data foi oficializada como festividade cristã no princípio do século 17, sendo hoje celebrada em várias partes do mundo.


St. Patrick (São Patrício) levou a cristandade para a Irlanda. Ele nasceu na Inglaterra por volta do ano 385 da Era Cristã. Quando tinha cerca de 10 anos, foi capturado e levado para a Irlanda como um escravo. Já um jovem adulto, fugiu e foi para a Europa continental. Lá ele foi ordenado padre, mas sempre quis retornar à Irlanda.


Quando tinha quase 50 anos, Patrício retornou ao país. Já era bispo e começou a converter as pessoas. Conversou com os reis e outros líderes, pois sabia da importância de convertê-los também. Os druidas, sacerdotes celtas irlandeses que se diziam capazes de controlar as forças da natureza, sentiam-se ameaçados por Patrício, pois este trazia uma nova fé, com outros fundamentos.


Ele finalmente conseguiu a conversão do país ao cristianismo, adaptando este à forma de viver dos celtas. Por isso, alguma simbologia da antiga Irlanda permaneceu viva até hoje, inclusive no chapéu de duende e no pote de ouro, sempre presentes nas festividades populares do dia de São Patrício. 


A Irlanda, pelos seis ou sete séculos seguintes, participou de muito menos guerras do que a maioria dos outros países europeus. Isso possivelmente porque Patrício deixou a mensagem de sua forma de viver o cristianismo. Ele olhava não apenas dentro do próprio coração, mas também dentro do coração do próximo. Assim procedendo, revelava o lado da luz. Descobriu que traficantes de escravos poderiam se tornar libertadores e assassinos poderiam atuar como pacificadores.


Há muitas lendas que remetem ao tempo em que Patrício transformou o país. Uma delas é que ele teria expulsado as cobras da Irlanda. A outra é que teria utilizado o trevo de três folhas (símbolo da Irlanda) para explicar a trindade. Mas o mais provável é que essas e outras mais sejam apenas lendas mesmo.


A partir do século XII, a Inglaterra iniciou um período de influência e dominação no território irlandês. O que é importante mencionar, para este, é que, como a fé que Patrício deu à Irlanda foi a Católica Romana, ela recebeu ataques muito fortes da fé cristã do invasor (Protestante), sendo esse um dos muitos motivos do sofrimento do povo irlandês católico.


A partir do século XIX, muitos irlandeses católicos, fugindo da fome e perseguição, foram para os Estados Unidos buscando uma nova vida, morando em grandes cidades como Nova York. Hoje em dia, mais de 40 milhões de americanos dizem ter sangue irlandês, incluindo os ex-presidentes Kennedy, Nixon e Reagan.


Todos os anos, no dia de São Patrício, milhares de americanos participam da parada do Saint Patrick’s Day pelas cidades dos Estados Unidos. 


Em Nova York, ela é considerada a mais longa e a mais antiga de todas as paradas dessa megalópole multicultural.


Gostaria de aprender ou aperfeiçoar os idiomas inglês, espanhol, francês e saber mais da cultura dos países que falam os mesmos? Você e/ou sua empresa precisa(m) de consultoria profissional para viagens e/ou relações internacionais?

Ernesto Abreu Valle
Curso Particular de Língua e Cultura - Traduções - Serviços de Intérprete - Treinamento Fonético - Consultorias para Viagens e/ou Relações Internacionais.
Inglês - Espanhol - Francês
Cidade Nova - Cruzeiro-Anchieta, ou via Skype
Nos escritórios das empresas, em caso de consultorias.
Abaixo, cartão com os contatos.